Vinícola – Vinícola Barbara Eliodora

A Vinícola Barbara Eliodora é a materialização de um antigo desejo de uma família de produtores rurais, de transformar a região Sul de Minas Gerais num destaque e referência nacional na produção de vinhos finos.

Nas montanhas do Sul de Minas Gerais, nascem os vinhos Barbara Eliodora. Suas uvas são colhidas no inverno, proporcionando surpreendentes sabores, aromas e sensações. A vinícola está localizada em São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, tendo sido pioneira no plantio das variedades Vitis Vinifera no município, usando a técnica de dupla poda. Esta técnica, em uma região agraciada pela grande amplitude térmica entre os dias ensolarados e as noites frescas, é sem dúvida a nova fronteira dos vinhos brasileiros de qualidade.

O nome pretende homenagear Barbara Eliodora Guilhermina da Silveira, conhecida inconfidente e poetisa mineira que fez história em São Gonçalo da Campanha do Rio Verde onde viveu até 1819. Sua inumação se deu ao pé do altar-mór na igreja matriz, hoje de São Gonçalo do Sapucaí.

Terroir

A Vinícola Barbara Eliodora está no melhor “terroir mineiro”, localizado no bioma da Mata Atlântica, em São Gonçalo do Sapucaí, Sul de Minas Gerais.

Localização privilegiada, onde encontra-se traços da transição da Mata Atlântica para o bioma do Cerrado Mineiro. O clima, o solo, a altitude e as técnicas inovadoras de cultivo garantem a qualidade na produção de uvas dos cultivares syrah, sauvignon blanc, viognier, e petit verdot, dentre outras variedades de Vitis Vinifera. O resultado final, são vinhos com excelência em sabor, harmonia e aroma.

Poesias em forma de vinhos que carregam histórias e aromas marcantes da região Sul de Minas Gerais

Terroir

História

História

Nossa vinícola tem como inspiração uma mulher marcante na história de Minas Gerais.

Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, conhecida como a ‘heroína da Inconfidência Mineira” devido ao seu papel determinante no movimento, foi uma importante poetisa, mineradora e ativista política que fez história na cidade de São Gonçalo do Sapucaí.

Bárbara viveu seus últimos anos na vila sul-mineira de São Gonçalo da Campanha do Rio Verde, atual município de São Gonçalo do Sapucaí, onde mantinha propriedades com atuação na mineração e agricultura.

Bárbara faleceu em São Gonçalo do Sapucaí no dia 24 de maio de 1819, sendo sepultada na Igreja Matriz da cidade.

A primeira mulher a fazer poesia no Brasil, foi a inspiração escolhida para a criação de vinhos que exprimem poesia, personalidade e delicadeza com um toque de robustez, tal como sua homenageada.

 

Winebar e Visitação somente com Reservas

Sextas aos domingos, apenas por agendamento

Faça sua reserva

contato@vinicolabarbaraeliodora.com.br

Rodovia Fernão Dias, km 788 – São Gonçalo do Sapucaí – MG, 37490-000